Associação Regional de Museus do Vale do Sinos, Serra e Vale do Paranhana
A Associação Regional de Museus (Aremus) teve sua criação oficial em 26 de julho de 2023. Os municípios fundadores da associação são Gramado, Nova Hartz, Parobé, Rolante, São Leopoldo, Sapiranga e Taquara.
A Associação Regional de Museus tem como objetivo tornar-se um espaço de proposição e de trocas de experiências, através das quais se possa conhecer e aprender acerca da pesquisa, conservação, difusão, comunicação e gestão de museus, considerando-se a realidade e o contexto dos museus públicos municipais e estaduais, que apresentam suas especificidades, necessidades e possibilidades. Dessa forma, busca-se refletir coletivamente a respeito dos desafios que a museologia brasileira – de forma particular a região na qual a Associação se encontra – apresenta no tempo presente, refletindo de forma consciente, fiel aos princípios da ciência, da ética e da responsabilidade social.
2º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus
📚🏛 No dia 25 de agosto de 2025, das 08h30 às 17h, as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) será sede do II Encontro Regional de Bibliotecas e Museus do Vale dos Sinos, Serra e Vale do Paranhana.
✨ O evento contará com uma programação voltada aos profissionais da área da cultura, proporcionando um espaço para o fortalecimento das bibliotecas públicas e museus administrados pelos municípios da região.

🏛️ A organização destaca a importância da troca de experiências e do debate sobre políticas públicas abrangentes como estratégias fundamentais para a manutenção e o desenvolvimento dessas instituições.
📖 O encontro é destinado a secretários municipais de Cultura e Patrimônio Histórico, diretores e gestores culturais, diretores e gestores de patrimônio, museólogos, bibliotecários, atendentes e auxiliares de bibliotecas e museus, professores, contadores de histórias e demais profissionais que atuam nessas áreas.
Programação e Inscrições
2º ENCONTRO REGIONAL DE BIBLIOTECAS E MUSEUS DO VALE DO SINOS, SERRA E VALE DO PARANHANA
DATA: 25/08/2025 LOCAL: CENTRO DE EVENTOS FACCAT (TAQUARA/RS)
08:30 – CREDENCIAMENTO
09:00 – ABERTURA
09:30 – MESA REDONDA: Como museus e bibliotecas podem se tornar espaços mais plurais?

Caroline Bilhar (Doutoranda em Indústria Criativa pela FEEVALE, é bibliotecária e especialista em projetos culturais, com atuação em bibliotecas públicas e escolares desde 2017).

André Huyer (Arquiteto pela UFRGS, é doutor em planejamento urbano e atua em patrimônio cultural e acessibilidade, foi arquiteto do quadro técnico do MP/RS e membro do IHSL).

Daniel Gevehr (Doutor em História, pesquisa patrimônio cultural, migrações e memória. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional – Faccat. Diretor de Patrimônio Histórico e Museus da Prefeitura Municipal de Sapiranga – RS).
Joyce Aline dos Reis – mediação (Pedagoga, especialista em gestão e atriz. Diretora de Cultura a vinte anos no município de Rolante – RS. Foi presidente do CODIC/FAMURS. É membro do Comitê Gestor da Política Cultura Viva do Governo do Estado do Rio Grande do Sul).

12:00 – PAUSA PARA ALMOÇO
13:45 – SALA TEMÁTICA BIBLIOTECAS: Como a biblioteca pode se tornar um centro de identidade e pertencimento da comunidade periférica

Andréa Fontoura (Mestra em Ciência da Informação e tutora da UFRGS, coordena projetos de leitura com jovens junto a Biblioteca Frei André Grings, no Centro de Promoção da Criança e Adolescente São Francisco de Assis, em Porto Alegre – RS).

Priscila Macedo (Bibliotecária pela UFRGS, atua na Biblioteca Comunitária Girassol (Porto Alegre – RS) e preside a Associação Conceito Arte).

Roberto Sampaio (Idealizador da Biblioteca Comunitária Amigos do Livro, em Taquara – RS, com acervo de mais de 7 mil livros).
Marianna Cunha – mediação (Bibliotecária da Biblioteca Municipal de Taquara e da Diretoria de Cultura, é formada pela UFRGS e atua com acessibilidade, mediação de leitura e design de experiência).

13:45 – SALA TEMÁTICA MUSEUS: Experiências em Museus e Educação Patrimonial

Ilana Machado (Mestra em Educação pela UFRGS e bacharel em Artes Visuais pela UFPel, coordena o Programa Educativo da Fundação Iberê em Porto Alegre – RS).

Wanderley Cavalcante (Historiador e produtor cultural. Coordenador dos Espaços Culturais e do Patrimônio Histórico de Gramado. Escreve e produz conteúdo e material pedagógico sobre história regional, museologia e educação patrimonial).

Vânia Inês Avila Priamo (Historiadora, mestra pela Unisinos e especialista em patrimônio cultural pela UFRGS. Atuou como diretora do Museu de Nova Hartz – RS e escreve sobre história, memória e museologia).
Elaine Miriam Haag – mediação (Graduada em Letras Português/Inglês pela UNIOESTE (Cascavel – PR) e pós-graduada em Linguística. É membro da Academia de Letras dos Municípios do RS, atua no Museu Histórico de Nova Hartz – RS e coordena o Projeto Hunsrik no município.

15:30 – INTERVALO COFFE BREAK
16:00 – MESA REDONDA: O papel do SEM e do SEB no fomento às políticas públicas de acessibilidade e diversidade

Ana Maria de Souza (Graduada em Biblioteconomia e Documentação, com pós-graduação em Gestão do Conhecimento. Natural do Rio de Janeiro, é Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas (SEB) e Diretora da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul).

Giovanna Silveira Santos (Bacharel em museologia, mestra e doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Sistema Estadual de Museus (SEM) do Estado do Rio Grande do Sul).
Maicon Rodrigues – mediação (Historiador e mestre pela Unisinos, é chefe do Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann (AHMMEMK) e responsável pelo Museu Municipal Adelmo Trott, em Taquara – RS, com atuação nas áreas de patrimônio, memória e imigração).

Inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSetFTNwpR3blMrAPIA3JCqsSHQ0uuudQCwQiCwd1-h9tq2nZA/viewform
Mais Informações: cult@taquara.rs.gov.br