Além de instituição de pesquisa e conservação, o Marsul também atua na esfera de comunicação, buscando socializar o conhecimento produzido na área de arqueologia. Como museu, a instituição tem a responsabilidade de guiar narrativas históricas, promovendo discursos e contribuindo na formação de uma memória coletiva do nosso passado.

O museu realiza eventos anualmente, com o objetivo de aproximar o público da instituição, fomentar cultura e integrar a comunidade. Seus dois principais eventos: Abril indígena e Dia Estadual do Patrimônio Cultural, em suas últimas edições, reuniram públicos diversos, desde escolas, universidades e comunidade local.

Intitulada de “História pré-colonial do RS: o passado através das coisas.”, a exposição de longa-duração do Marsul reúne artefatos provenientes de pesquisas arqueológicas no RS, demonstrando a trajetória cultural dos primeiros habitantes do nosso Estado. Em breve estará disponível para visitação do público geral, bem como com visita guiada para escolas, mediante agendamento prévio.